Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Deitar dinheiro fora...

"O novo estádio da cidade de Al-Kahder, nos arredores de Belém, na Cisjordânia, cuja construção foi financiada por Portugal, através do Instituto Português de Cooperação para o Desenvolvimento, vai ser inaugurado na próxima segunda-feira. O recinto custou-nos dois milhões de dólares, tem capacidade para seis mil espectadores, é certificado pela FIFA e dispõe de piso sintético e iluminação. A cerimónia de inauguração abrirá com uma marcha de escuteiros locais, conduzindo as bandeiras de Portugal e da Palestina, e a execução dos respectivos hinos nacionais. Era mesmo disso que os Palestinianos pecisavam...
Já fechámos urgências, maternidades, centros de saúde e escolas primárias, mas oferecemos um estádio à Palestina. Devíamos fechar o Hospital de Santa Maria e oferecer um pavilhão multiusos ao Afeganistão. A seguir fechávamos a cidade Universitária e oferecíamos um complexo olímpico (também com estádio) à Somália e por último fechávamos a Assembleia da República e oferecíamos os nossos políticos aos crocodilos do Nilo . E aqui está..." http://www.sportugal.pt/noticia.php?noticiaID=21735

terça-feira, 29 de maio de 2007

Novo Mapa de Portugal

Depois da Governação de Mário Lino, Portugal ficou assim:

domingo, 27 de maio de 2007

Infelizmente, será verdade...

SADDAM perguntou a Deus:
-Como será o Iraque daqui a 4 anos?

Deus respondeu:
-Estará destruído por inúmeros bombardeamentos americanos.

Saddam sentou-se no chão e chorou.


BUSH perguntou a Deus:
-Como serão os EUA daqui a 4 anos?

Deus respondeu:
-Estará todo contaminado pelos ataques com armas biológicas de Bin Laden.

Bush sentou-se no chão e chorou.


JOSÉ SÓCRATES perguntou a Deus:
-Como será PORTUGAL daqui a 4 anos, depois do meu governo?

Deus sentou-se no chão e chorou.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Será que este indivíduo sabe o que diz??? Quando não há argumentos inventa-se seja o que for para defender o indefensável.

http://videos.sapo.pt/FYz5Agpyeez4lUnko8ws
Não haverá alguém no governo que saiba o que anda a fazer?
Uns não sabem que os Açores fazem parte da República portuguesa, outros não sabem frequentar as aulas, outros pensam que a Sul do Tejo é o deserto do Sahara, há ainda outros que chamam congelamento a um roubo!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

ATENDEDOR DE CHAMADAS ESCOLAR

AQUI VAI A MENSAGEM GRAVADA:
Olá!
Foi direccionado para o atendedor automático da escola.
De forma a podermos ajudá-lo a falar com a pessoa certa, por favor ouça todas as opções antes de fazer a sua selecção:
- Para mentir sobre a justificação das faltas do seu filho, pressione a tecla 1
- Para inventar uma desculpa sobre porque é que o seu filho não fez o trabalho de casa, tecla 2
- Para se queixar sobre o que nós fazemos, tecla 3
- Para insultar os professores, tecla 4
- Para saber por que razão não recebeu determinada informação que já estava referida no boletim informativo ou em diversos documentos que lhe enviámos, tecla 5
- Se quiser que lhe criemos a sua criança, tecla 6
- Se quiser agarrar, tocar, esbofetear ou agredir alguém, tecla 7
- Para pedir um professor novo, pela terceira vez este ano, tecla 8
- Para se queixar dos transportes escolares, tecla 9
- Para se queixar dos almoços fornecidos pela escola, tecla 0
- Se já compreendeu que este é o mundo real e que a sua criança deve ser responsabilizada e responsável pelo seu comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelo seus tpc, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é do professor, desligue e tenha um bom dia!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Adão e Eva só podiam ser Portugueses

Um alemão, um francês, um inglês e um português comentam sobre um quadro de Adão e Eva no Paraíso. Observa o alemão :
- Olhem que perfeição de corpos: ela esbelta e esguia, ele com este corpo atlético, os músculos perfilados... Devem ser alemães.
Imediatamente, o francês reage:
- Não acredito. É evidente o erotismo que se desprende de ambas as figuras... ela tão feminina... ele tão masculino... Sabem que em breve chegará a tentação... Devem ser franceses.
Movendo negativamente a cabeça, o inglês comenta:
- Que nada! Notem... a serenidade dos seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto. Só podem ser Ingleses.
Depois de alguns segundos mais de contemplação, o português exclama:
- Não concordo. Olhem bem: não têm roupa, não têm sapatos, não têm casa, só têm uma maçã para comer, não protestam e ainda pensam que estão no Paraíso.S ó podem ser Portugueses!!!!...........A esperança nunca morre!

Desrespeitar a Lei será Genético?


Sandra Felgueiras pode ter violado estatutos

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) vai analisar hoje à tarde se o testemunho dado pela jornalista da RTP Sandra Felgueiras no site de uma clínica estética de Lisboa configura uma incompatibilidade com a sua profissão. O que, a acontecer, pode valer à jornalista a cassação da sua carteira profissional enquanto durar a publicidade.Sandra Felgueiras, que frequenta uma clínica de estética, deixou o seu testemunho na qualidade de jornalista no referido site, onde faz o elogio aos serviços aí prestados. "A MyMoment é um daqueles casos em que a primeira impressão perdura para o resto da vida...uma atenção constante às minhas preocupações. Também me surpreendem a cada visita...O último tratamento inovador que me propuseram - a Carboxiterapia - tem tido resultados que nunca antes consegui obter. Na área de serviços de estética e bem estar, só um nome conta para mim: MyMoment". Este foi o testemunho deixado pela repórter da RTP e que está agora a levantar suspeitas de incompatibilidade à Comissão da Carteira. "A decisão está dependente da reunião do secretariado, que vai acontecer amanhã [hoje] às 18.00", disse ao DN o magistrado Pedro Mourão, presidente da CCPJ.De acordo com o artigo 3.º do Estatuto do Jornalista, o exercício desta profissão não é compatível com qualquer tipo de actividade publicitária. O jornalista abrangido por uma situação de incompatibilidade "fica impedido de exercer a respectiva actividade, devendo depositar o seu título de habiitação". - I.D.B.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Vamos Salvar a Universidade Independente!


Não se percebe a razão do encerramento da Universidade Independente! É que, como se demonstrou, está muito mais à frente do que qualquer outrauniversidade.

Vejamos:

- está aberta nas férias do Verão;

- passa diplomas aos Domingos;

- aceita candidatos sem documentação comprovativa das habilitações, confiando na boa fé dos candidatos (princípio humanista);

- maximiza a potencialidade científica dos seus docentes, ao colocá-los a reger 4 cadeiras (ao mesmo tempo que o regente é assessor no mesmo Governo onde um dos alunos é Secretário de Estado);

- permite que uma mesma pessoa, num só ano, faça duas licenciaturas;

- convida os seus antigos alunos, que nunca conheceram, a ir dar aulas para lá;

- estabelece planos de curso pessoais "ad-hoc", sem os documentar, para poupar nos custos do papel e impressão;

- possibilita a apresentação de teses finais sem que as mesmas fiquem guardadas no arquivo a ocupar espaço e recursos;

- poupa recursos humanos e materiais ao prescindir de termos de examese evita propagação de ácaros, alergias, etc.;

- forma alunos que, no futuro, ascendem a primeiro-ministro.

Como justificar o encerramento de uma Universidade assim, cujo mal é, pelos vistos, confiar nas pessoas, poupar nos custos e maximizar osrecursos?

Juntemo-nos e lutemos contra o encerramento da UNI.

domingo, 13 de maio de 2007

terça-feira, 8 de maio de 2007

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Mais Lixo!

A Presidente da Câmara de Felgueiras conseguiu fazer aprovar o elevado aumento da taxa de resíduos sólidos urbanos, em cerca de 50 %. Essa taxa, que já era a mais elevada dos concelhos da região, passa a ser agora uma descarada exploração de quem já paga os seus impostos. Talvez o aumento se deva ao facto da responsável pelo aumento pensar que as pessoas em Portugal têm aumentos de salários semelhantes ao seu e ao da sua reforma...Será que o dinheiro se destina só a pagar à empresa que faz o serviço? Já houve empresas do lixo que ajudaram a financiar campanhas. Talvez o aumento se deva ao facto da quantidade de lixo ter aumentado pelo facto da Câmara estar a distribuir quantidades despropositadas de Boletins Municipais de autopropaganda política e a empresa de recolha de lixo não tenha mãos a medir para conseguir limpar o concelho de tanto lixo.O aumento também é despropositado, porque a maioria dos felgueirenses tem o hábito de conservar e de reciclar o lixo. Um exemplo bem ilustrativo dessa situação é o facto de continuar a dar guarida a ex-fugitivos à justiça que regressam para conservarem o tacho, mesmo que não tenham utilidade. (Pode ser que alguém enfie o barrete!)

O Fim do Ensino Público



Eu falo do fim do “ensino público” e não do fim da “escola pública”, porque “escola pública” haverá durante mais alguns anos, até fecharem as portas de todas as escolas. Enquanto “ensino” implica que os alunos aprendam alguma coisa; “Escola” é o local onde as crianças passam o dia e são ocupadas ou entretidas pelos professores.
O fim do “ensino público” em Portugal foi decretado pela actual Ministra da (des)Educação e escrevo este artigo para que nunca ninguém se esqueça dos responsáveis pelo seu fim. As medidas que levaram à sua destruição foram:
1ª Decretar que todos os alunos que tivessem uma retenção, em qualquer ano da escolaridade obrigatória, nunca mais poderiam ficar retidos, mesmo que fossem para as aulas perturbar, entregassem os testes em branco, insultassem ou agredissem colegas e professores ou fossem suspensos. Esta situação provoca a revolta dos poucos alunos que ainda consideram que vale a pena tentar aprender alguma coisa, pois esforçam-se e vêem que os que os impedem de aprender têm o mesmo sucesso!
2ª Impedir que os professores marcassem trabalhos de casa para que os alunos não se habituem a trabalhar, pois, quando crescerem, correm o risco de irem para o desemprego e, se estiverem habituados a trabalhar, podem reclamar emprego e provocar uma revolução que expulse estes incompetentes do governo. Felizmente, há professores que se preocupam com a aprendizagem dos alunos e vão marcando trabalhos de casa, na esperança de que os pais não os denunciem à ministra.
3ª Impedir que os professores preparem as suas aulas e corrijam testes, pois só permite que estes trabalhem em casa sete horas por semana, o que não dá para preparar um terço das aulas, quanto mais para elaborar e corrigir testes. Assim, os professores não devem dar testes, caso contrário têm de trabalhar muitas horas na sua elaboração e na sua correcção, o que é muito mais do que o que a ministra permite. Se os professores não derem testes, já não terão problemas de consciência ao deixar passar os alunos que não querem aprender, tal como a ministra exige!
4ª Obrigar, mesmo contra a decisão dos tribunais, os professores a darem aulas de substituição gratuitas a alunos que não conhecem.
5ª Minar a autoridade dos professores, obrigando-os a terem aulas assistidas para serem avaliados em vez dos alunos!
6ª Roubar o tempo de serviço aos professores. Não se trata de um “congelamento”, como erradamente defende o governo, uma vez que esse tempo nunca voltará a ser contabilizado, mas de um roubo descarado com a conivência dos sindicatos e do Tribunal Constitucional.
7ª Dividir a carreira docente em duas categorias: a dos professores titulares, que serão nomeados pelo governo para serem os seus novos “bufos” e não eleitos pelos seus pares, e a de professores, que darão efectivamente as aulas e ganharão muito menos de metade do salário dos outros.
8ª Fechar as escolas do interior para que toda a população vá habitar nas grandes cidades.
9ª Não reduzir o número de alunos por turma, porque isso poderia fazer com que os alunos aprendessem alguma coisa, começassem a ter espírito crítico e se apercebessem de que este governo está a deixar as pessoas cada vez mais pobres, a desertificar o interior e a explorar quem trabalha.
10ª Insultar os professores, dizendo que eles não se preocupam com o sucesso dos seus alunos para esconder o seu desejo de que os alunos tenham transitem sem haver necessidade de aprenderem realmente.
11ª Impedir os professores de levar os alunos a visitas de estudo ou de participar em actividades, uma vez que eles têm de cumprir o número de aulas previstas. Caso o professor se preocupe com os alunos, pode levá-los à actividade, trabalhando todo o dia, responsabilizando-se por eles e, depois, terá de dar as aulas, noutro dia, gratuitamente, aos alunos que não foram. Com isto a Ministra quer impedir que os alunos saiam da escola para que não se apercebam da realidade que os envolve.
12ª Obrigar os professores a darem aulas, quer estejam doentes, quer lhes tenha morrido um familiar próximo, quer tenham sido pais, mesmo que a Constituição consagre que os trabalhadores têm direito a essas licenças, uma vez que a ministra só quer saber do número de aulas dadas.
13ª Os professores serem avaliados pelos pais dos alunos que não os conhecem e pelo número de discentes que abandonaram a escola. Era como se o governo fosse avaliado pelo número de emigrantes que deixam o país e fosse eleito pelos votos das pessoas que nunca viveram em Portugal.
14º Avaliar os professores pelas notas que dão. Coitados dos professores das piores turmas! (Por momentos esqueci-me de que todos os alunos têm de ter sucesso!)
Poderia enunciar muito mais medidas, mas penso que estas já chegam para mostrar o que esta Ministra já estragou. Daqui a uns anos vamos assistir ao fecho de todas as escolas públicas, pois os alunos vão perceber que podem ir a uma escola privada e comprar o curso, sem precisarem de frequentar as aulas nem de fazerem exames.
Não sei a que propósito, lembrei-me agora de que, na aldeia onde passei a minha infância, havia um “médico”, que tinha um consultório com muita clientela, mas veio a descobrir-se que ele apenas tinha a quarta classe. Claro que foi detido e as pessoas começaram a dizer que ele era um “doutor da mula russa” ou um “charlatão”. Interrogo-me, agora, do nome que se devia atribuir a alguém que se fazia passar por engenheiro, antes de o ser. De seguida, vou consultar o dicionário para verificar se “engenheiro da mula russa” ou “charlatão” também se podem utilizar nesse caso.