Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

domingo, 28 de dezembro de 2008

As Mentiras de Sócrates

As Mentiras de SócratesNa sua obsessão pela mentira, Sócrates não descansa.Tudo começou quando quis que o tratassem por "engenheiro" antes de o ser. Depois, desenvolveu a sua capacidade, dizendo que fazia projectos gratuitos, porque tinha assinado um contrato de exclusividade e não queria declarar as remunerações ao fisco.Na campanha eleitoral, referiu que não aumentava os impostos nem a idade da reforma e que não lançava portagens nas SCUT. Ainda foi mais longe e comprometeu-se a criar 150 mil postos de trabalho e a promover um referendo à Constituição Europeia.Como Primeiro-Ministro, disse que os professores nunca tinham sido avaliados, esquecendo-se que tinha sido ele a acabar com a avaliação dos professores para os impedir de progredir.Depois de ter criado uma Lei que impedia as pessoas de fumarem em espaços fechados, foi apanhado a fumar num avião. Lá veio mais uma mentira: disse que desconhecia a Lei.Como mentir se tornou um vício, lembrou-se de começar a dizer que o Computador "Magalhães" era inteiramente fabricado em Portugal, quando toda a gente sabe que os seus componentes são importados. Também podia referir que os automóveis Toyota e BMW são fabricados em Portugal na fábrica Salvador Caetano de Ovar e começar a oferecê-los a todos os Portugueses, a baixo custo.De seguida, começou a aparecer na televisão a oferecer computadores a crianças que depois tinham de ser devolvidos para ir fazer propaganda para outro sítio. Ainda bem que não é possível mudar estradas nem hospitais de sítio, caso contrário o Primeiro-Ministro andaria a inaugurar a mesma auto-estrada e o mesmo hospital por todo o país!Para coroar a árvore de Natal das mentiras, lembrou-se de dizer que tinha sido o responsável por baixar o preço do petróleo e as taxas de juro da habitação indexadas à Euribor. Logo os seus ajudantes Silva Pereira e Teixeira dos Santos vieram confirmar a mentira. Grandes economistas! Por alguma razão o nosso Ministro das Finanças foi considerado o pior ministro da União Europeia. Estas conquistas não se conseguem sem algum (de)mérito. Sarkozy, Brown e Merkel devem roer-se de inveja do poder do nosso Engenheiro!Quando foi acusado de ter recebido "luvas" no caso Freeport, primeiro disse que não tinha tido nenhuma reunião com os responsáveis, depois disse que, se tinha tido, não se lembrava, e, finalmente, referiu que teve uma reunião com o Pedro, mas que, se o visse na rua, não o conheceria.Na próxima campanha eleitoral, como pensa que os Portugueses são estúpidos, vai anunciar que foi o inventor do computador, do automóvel e mesmo da roda. Também vai dizer que terminou a Segunda Guerra Mundial e, quem sabe, se não foi ele quem criou o Universo. Há quem acredite que, antes do fim do mundo e do regresso de Cristo à Terra, o Diabo tomaria conta das nações. Não sei se é verdade, só tenho a certeza de que já tomou conta de Portugal.A falta de carácter e de vergonha tem limites… Vamos acordar do canto da sereia e correr com este senhor!

sábado, 27 de dezembro de 2008

PS de Sócrates – um partido de direita ou de esquerda?

Num dos seus comícios, o Primeiro-Ministro disse que o PS é o “verdadeiro Partido Popular de Esquerda”, uma designação antitética, mas com algum sentido. A designação de “Partido Popular” tão cara ao Paulo Portas e à direita espanhola serve para captar os votos à direita. O próximo passo de José Sócrates é pedir ao Partido Popular Europeu a entrada dos deputados europeus do seu PS, que será logicamente aceite pois estará de acordo com as políticas seguidas pelo seu governo. O que me parece mais estranho é a utilização do complemento determinativo “de esquerda”. Talvez tenha sido uma necessidade de aglutinar algum eleitorado de esquerda ou uma tentativa de tentar fazer passar uma mentira que tantas vezes dita, se torne verdade aos olhos da opinião pública…
Este PS “Socretino” é um partido de direita, porque:
a) financia os bancos, que cobram juros e comissões elevadíssimas aos seus clientes;
b) impõe portagens em estradas (sem alternativas) construídas por outros governos para financiar empresas onde coloca os seus correligionários, obrigando os trabalhadores a pagarem portagens para se dirigirem para os seus empregos;
c) reduz o poder de compra dos trabalhadores, prevendo valores da inflação inferiores aos reais;
d) impede a progressão na carreira aos seus funcionários;
e) destrói a escola pública, obrigando os pais que querem que os seus filhos aprendam a colocá-los em colégios privados;
f) envia agentes policiais a instalações dos sindicatos em vésperas de greves e de manifestações;
g) tenta aprovar um código de trabalho que viola os direitos dos trabalhadores;
h) não consegue dialogar com os sindicatos;
i) governa em função dos números e não das pessoas;
j) ultrapassa todos os limites de populismo ao chamar a si a responsabilidade da baixa das taxas de juro;
k) valoriza a posição social e os títulos ao apelidar-se de “Engenheiro” sem o ser nem estar inscrito na ordem.
Uma vez que este governo de direita ocupou o espaço do PSD, este partido não sabe se há-de fazer oposição à direita ou à esquerda, entrando numa profunda crise de identidade. Assim, havendo em Portugal três partidos de direita ou de centro-direita e nenhum de centro-esquerda, é necessário que se crie uma alternativa nesse espaço político. Desde que o populismo chegou à liderança do PS, o Bloco de Esquerda e a CDU tem aumentado o número de possíveis eleitores, mas ainda há eleitores de centro-esquerda que terão algum receio em votar nesses partidos e ainda não os vêem como alternativas de poder. Assim, torna-se indispensável que surja um novo movimento com credibilidade que se afirme como alternativa a este governo. Estando a direita dividida em três partidos (CDS, PS e PSD), é fácil conseguir obter mais votos do que qualquer um dos três, se esse movimento ocupar o órfão espaço de centro-esquerda. Neste momento, Manuel Alegre e Helena Roseta são personalidades que podem dar credibilidade e rosto a um movimento que se preocupe com as pessoas.


É urgente agir!!!
salvarescola@gmail.com

Dê-me uma boa nota ou leva um tiro!



O caso da ameaça à mão armada a uma professora na Escola do Cerco fez-me mais impressão pelas reacções. O Conselho Executivo e a DREN consideraram uma “brincadeira de mau gosto” de alunos que até têm boas notas. Ainda bem que a Ministra da Educação teve mais bom senso, talvez por estar ausente, e não disse esse disparate... A professora também terá considerado uma brincadeira, certamente porque tem de levar o automóvel todos os dias para a escola, enfrentar esses alunos até ao final do ano e, ao não sentir o apoio nem do CE nem da DREN, uma vez que não tem subsídio para pintura nem para pneus, teve de alinhar no branqueamento da situação. Dentro de uma sala de aula, um aluno de 16 anos apontar uma arma a uma professora e outro ameaçá-la a soco (cobrindo a cabeça com um capuz) é considerado uma brincadeira? Quando estes alunos forem assaltar um banco, se a arma for de plástico, também será considerado uma brincadeira pelo tribunal? A Directora Regional de Educação do Norte tem feito tantas “brincadeiras” que já devia ter percebido que tem idade para ir embora, pois os professores não são as criancinhas de quem ela era educadora antes de se dedicar à política. Se tem saudades de brincar com as criancinhas, volte à docência!
Ah! Já sei o que se passa! Como o Ministério da Educação tem ameaçado os professores de os torturar com um modelo de avaliação que a Senhora Ministra já considerou burocrático e injusto, também permite que os professores sejam tratados como presas de caça… Certamente, no final do ano, estes alunos ainda vão para o quadro de mérito e o senhor Engenheiro vai entregar-lhes o prémio!
Depois, tentou desviar-se as atenções para o telemóvel que filmou… Aqui o telemóvel até foi útil. Se não se tivesse filmado e divulgado a ameaça, a situação passaria totalmente impune. A professora já tinha comunicado o caso ao Conselho Executivo, que só agiu a reboque da comunicação social. Diariamente, passam-se situações semelhantes nas escolas do país, mas, como ninguém as filma, não há punição.
É um país que tem de ver para querer!
salvarescola@gmail.com

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Caiu a Máscara

Finalmente, este ministério tirou a máscara por completo. O Sr. Secretário de Estado Valter Lemos disse que a greve de mais de 90% dos professores não foi um sucesso, porque as escolas estavam abertas. Ficámos todos a saber que as escolas funcionam bem sem professores e sem alunos, porque foi isso que aconteceu. Para este ministério, já não basta o sucesso fictício, é preciso ainda que os alunos não aprendam nada, porque, se começarem a pensar, podem voltar a manifestar-se contra a Senhora Ministra.
As escolas estavam abertas, Sr. Valter Lemos, porque os professores não precisaram de fechar as escolas para que quase todos fizessem greve…
O Sr. Primeiro-Ministro tem mesmo de substituir esta gente que sempre que abre a boca convence mais mil professores a fazer greve… a não ser que o objectivo seja que todos os professores façam greve para reduzir o deficit.