Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Guerra aos fogos

Com o Norte e o centro do país em chamas, por que razão o exército e a Força Aérea não recebem treino específico e equipamento para a maior ameaça aos recursos naturais do país de que há memória.
Agora ninguém nos quer invadir militarmente, pois economicamente já perdemos a independência (cf. PEC). Só faz sentido manter as forças armadas, se elas defenderem o país contra as verdadeiras ameaças.
As Forças Armadas poderiam patrulhar para prevenir e ter equipamento para actuar. Ou o governo prefere continuar a pagar o elevado aluguer de meios aéreos e manter simultaneamente a compra de equipamento bélico para treinos.
Terão de ser bombeiros amadores a defender-nos deste flagelo, quando há profissionais nos quartéis?

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Acusados de quê?

Na sequência dos dois acusados no processo Freeport, achei aberrante que só tivessem sido acusados os supostos corruptores (mesmo sendo intermediários de outros) e, segundo o Ministério Público, não houve quem se deixasse corromper. Ou não acusavam ninguém ou, havendo indícios de corrupção, tinham de acusar também quem terá recebido o dinheiro para aprovar uma obra numa zona protegida... Parece-me que não haverá condenações neste processo, não acham? Qualquer juiz ilibará os supostos corruptores por não haver corrompidos acusados.
Mais uma vez o Ministério Público mostra que quem manda, pode...