Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O Destino de Sócrates



*Sócrates morreu!!!!!


**Deus e o Diabo brigam porque nenhum dos dois quer ficar com ele.


**Sem acordo, pedem a mediadores uma solução, que decidem por umaproposta obrigatória: - alterne um mês no céu e outro no inferno.


* *No 1° mês, Sócrates vai para o Céu.


**Deus não sabe o que fazer, quase enlouquece.


**O "engenheiro" diz mal de tudo, põe em causa todos os elementos de oração eda liturgia, dissolve o sistema de assessoria pessoal dos anjos, suborna as nuvens, transfere 1km quadrado do Céu para o inferno, nomeia arcanjosprovisórios aos milhares, cria impostos para as asas dos anjos, intervém nas comunicações aos Santos, inventa um aeroporto para anjos, um TGV, vende computadores avariados, envia um projecto de lei aos apóstolos para reformular os Dez Mandamentos, criar portagens, permitir abortar o menino Jesus e amnistiar o Diabo.


**O Céu transforma-se num caos.**As pessoas não o suportam mais, promovem piquetes e invasões.**Anjos-Magistrados, Anjos-funcionários judiciais, Anjos-militares, Anjos-GNR.s, Anjos-polícias, Anjos-bombeiros, Anjos-médicos,Anjos-enfermeiros, Anjos-professores, Anjos-funcionários públicos, etc.etc.**Convocam greves, protestos, manifestações, vigílias, marchas... O descontentamento é geral.**Deus passa a contar cada minuto até ao fim do mês para o mandar para oinferno.**Quando Sócrates finalmente se vai, Deus respira de alívio.


**Mas, lá para o dia 20, começa a sofrer novamente pensando que dentro de 10 dias tem que voltar a vê-lo. **No 1º dia do mês seguinte nada acontece.


**No 5° dia, ainda sem notícias, Deus estava feliz, mas começou a pensar que,\u003cbr\>tendo passado mais tempo no inferno, Sócrates poderia querer passar dois \n\u003cbr\>meses seguidos no Paraíso... **Desesperado com a mera hipótese, Deus decide contactar o inferno por "banda larga" para perguntar ao diabo o que estava a suceder. *Ring...ring...ring...!!!


* *Atende um assessor e Deus pergunta:


- " Por favor, posso falar com o Diabo?"


- "Qual dos dois?", responde o assessor, "o vermelho com cornos ou o dito cujo do simplex e dos computadores avariados?"

Nenhum comentário: