Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Cantiga de Escárnio e Maldizer em Homenagem a uma Paixão não Correspondida

No "Dia dos Namorados"
Solto a minha paixão….
Quando te imagino a "decretar"
Parte-se-me o coração;
Começo logo a suspirar(?)
Por mais uma "substituição"…
Teus negros e doces olhos,
Tua face tão altiva
Arrebata-m'o desejo
P'la tua "componente não lectiva"…
Teu nariz arrebitado,
Símbolo de tanta firmeza,
Mais consegue realçar
Contra os professores a dureza.
Sou muito tímido, eu sei;
E cuidadoso no trato,
Se não colocaria(?)
No cacifo o teu retrato…
Nas longas horas que passo
Na "sala de estudo", aos bocados,
Vou enchendo resmas de folhas
Com corações trespassados…
E na "sala do aluno"?
Se não fosse a confusão,
Volumes de poemas faria(?)
Vertendo a minha paixão…
Nas horas de "Biblioteca",
Pesquiso, sempre à procura
De nas revistas encontrar (?)
A tua adorada figura…
Só não consigo compreender
O meu amor não correspondido;
Passo os meus dias na Escola,
Ando, por aqui, todo partido…
Com tamanha frustração
E injusto sofrimento
O meu amor tornou-se ódio
E a Escola um tormento…

António Arnaut Duarte
Um docente

Nenhum comentário: