Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Ajudem-me a compreender

Como pode alguém acreditar na política deste governo? Como pode a nossa indústria competir com a Espanha, quando em Portugal o preço dos combustíveis e taxa do IVA são cerca de 20% mais elevados?
Também terá tirado o curso por correspondência o nosso ministro das finanças? Não acerta uma previsão, não permite que a nossa economia se desenvolva, retira poder de compra aos Portugueses e, em vez de melhorar as condições de vida dos contribuintes, ainda as agrava. Para que queremos nós um governo que tira regalias às pessoas para construir linhas de TGV, aeroportos, estádios? Que adianta ter uma dezena de estádios novos, uma linha de alta velocidade e mais um aeroporto, se as pessoas não têm dinheiro para comprar comida, quanto mais para comprar os bilhetes? O que nos adianta ter o défice controlado, se não temos o que comer? Que país é este em que as pessoas têm de esperar mais de 4 horas para serem atendidas nas urgências ou de ir às 6 horas da manhã para o exterior de um centro de saúde com a finalidade de conseguirem uma consulta, em que os alunos podem faltar às aulas impunemente e têm aprovação garantida, em que os professores são avaliados em função das notas dos alunos e do abandono escolar ?
Como pode alguém defender um Primeiro-Ministro que é apanhado constantemente a mentir e que não cumpre as leis que ele próprio faz aprovar?
Alguns comentadores que defendem estes desgovernantes dizem que não há alternativa, que não se podem baixar os impostos e que o Primeiro-Ministro é muito corajoso ao enfrentar os descontentes. Se o governo não servir para ajudar as pessoas e mantê-las satisfeitas, para que existe? Há sempre alternativas e nenhuma será pior do que quem nos tem deixado cada vez mais pobres.
salvarescola@gmail.com

Nenhum comentário: