Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A prestação dos atletas portugueses reflecte a escola portuguesa

Os Jogos Olímpicos reflectem a escola portuguesa
As declarações de alguns atletas olímpicos indignaram muita gente, mas elas não passam do reflexo do que a nossa ministra da (des)educação deseja para a Escola pública.
Vou dar alguns exemplos do que os alunos (que acabam por ter sucesso nas escolas portuguesas) dizem:
“O teste não me correu bem, porque era de manhã e eu estou bem é na caminha”; Não fui à aula, porque era de manhã e eu estou bem é na caminha”; “Não estudei, porque preferi descansar”; “O teste não me correu bem, porque bloqueei e eu até sabia a matéria”; “A culpa dos meus maus resultados é dos professores que implicam comigo…”
A Senhora Ministra obriga os professores a responderem: “Não há problema, dou-te mais uma oportunidade…”. Se a senhora ministra tivesse poder sobre os árbitros dos jogos olímpicos, certamente os atletas de “alta competição” portugueses teriam muitas oportunidades, mas como só manda nos professores portugueses, temos uma nação a chorar pelas medalhas perdidas…
Eu não estou a criticar os atletas, pois eles são os melhores que há em Portugal no desporto que praticam e, como foram educados num país de facilitismo, não precisam de se esforçar mais, pois em Portugal o esforço não é premiado.
Certamente daqui a uns anos, seremos um país de “doutores”, mas em termos de produtividade seremos um país nulo.

Nenhum comentário: