Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Vais ao Desfile ou à Manifestação????

-Vais ao Desfile ou à Manifestação????
Foi o que me perguntaram, quando cheguei à escola na quinta-feira…
Depois de estar preparada a maior manifestação de professores de que há memória para o dia 15 de Novembro (escolas inteiras a mobilizarem-se alugando autocarros, com adesões superiores a 80%) e quando já se acreditava que em Janeiro se suspenderia este inexequível modelo de avaliação, pois o PS sabia que sem as famílias dos professores (porque os professores já os perdeu) não obteria a maioria absoluta, os sindicatos dos professores vieram dividir-nos mais um vez, promovendo um desfile (festivo?) para uma semana antes.
É inadmissível que os sindicatos se tenham demarcado do profundo descontentamento dos professores que deveriam representar. Não aproveitaram e boicotaram a união que existia para defender os interesses de uma classe totalmente descontente, ridicularizada, espezinhada e “assaltada” de direitos fundamentais, fazendo um favor à senhora Ministra. Dizem os sindicatos que a manifestação de 15 de Novembro não tem quem negoceie com o governo. É verdade, neste momento, já ninguém defende os professores. Quem os devia defender, divide-os. Todos esperávamos que os sindicatos participassem na manifestação, mas vieram representantes à minha escola dizerem para não irmos???!!!! Ao demarcarem-se dos professores mostraram de que lado estão…
Num momento de fragilidade da senhora ministra (que tinha pedido a demissão ao senhor Primeiro-Ministro, que não a aceitou) deram-lhe a mão e assinaram um “entendimento” que reconhecia:
a) a divisão da classe em professor titular e em “professor subalterno”;
b) a despromoção de mais de dois terços dos professores que até aí podiam ser coordenadores e, agora, não podem;
c) o fim da democracia nas escolas, pois o coordenador deixou de ser eleito pelos seus pares para ser escolhido por um director;
d) a perda do tempo de serviço congelado (ao contrário do que aconteceu nas ilhas que fazem parte da República Portuguesa);
e) este burocrático, injusto, incompreensível, economicista e louco modelo de avaliação;
f) a impossibilidade dos professores votarem para escolherem o director;
g) as injustas quotas.;
h) as reposições de aulas, mesmo quando os professores tenham faltado em serviço oficial ou por nojo.
Em troca, ganharam o adiamento deste complicado modelo de (des)avaliação por três meses, substituindo-o por um modelo de avaliação simplificado, que deveria ser o modelo efectivamente adoptado (depois de alguns ajustes para combater as injustiças que se verificaram por ainda não estarem definidas as quotas).
Com negociadores destes, mais vale não ter negociadores…
O senhor Primeiro-Ministro disse que o Carlos César era o melhor político português; possivelmente, por uma única vez, tem razão, porque esse político não deixou que o despótico e divisionista Estatuto da Carreira Docente que está em vigor no continente fosse adoptado no seu arquipélago nem permitiu que o tempo de serviço fosse descontado aos professores….
O que responder à pergunta que me formularam?
Normalmente responderia “Vou a quem me convidou primeiro…”, mas eu respondi:
-Claro que vou a ambas, pois não podemos deixar que nos dividam! Estou tão revoltado que vou a todos os desfiles e manifestações que mostrem o descontentamento dos professores em relação ao fim do ensino sério em Portugal e às injustiças que são cometidas diariamente nas nossas escolas. A sociedade tem de acordar!
Depois de semanas em que entro na escola diariamente antes das 9 horas e saio depois das 21 (em aulas, reuniões de alunos que ultrapassam o limite de faltas e formações), sacrificarei a minha família em dois (ou mais) fins-de-semana, mas vou a todas!!! Eu sei que a minha família vai compreender…
A União faz a força!!!

Nenhum comentário: