Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

quarta-feira, 12 de março de 2008

Voltei a acreditar!

Quando andava no 11º ano, houve uma professora, daquelas que nunca se esquecem, que me pediu para ir ao quadro fazer e explicar um exercício aos colegas. Eu resolvi o exercício, explicando todos os passos, com a ajuda do giz de cor. A senhora professora Dulce Vieira disse-me que eu tinha muito jeito para explicar. Eu, que não sabia o que queria seguir na altura, pensei pela primeira vez em ser professor.

A partir daí, esse gosto cresceu e tornou-se uma paixão e, mais tarde, uma profissão.

Durante o estágio pedagógico, tive um total de 42 aulas assistidas em duas disciplinas por três professoras diferentes. Felizmente, atribuíram-me um boa nota, que me permitiu ser professor. Depois, fui aprendendo com a experiência e com os erros. Primeiro, diziam-me que em certas turmas tinha de "entrar a matar", mas depressa percebi que era pior. Tem de haver uma espécie de diplomacia (que a Ministra não tem) para conquistar o grupo, só assim pode haver sucesso. Fui ensinando e aprendendo ao longo dos treze anos de serviço, que pelas contas da senhora ministra são apenas onze. Até há três anos atrás, gostava imenso do que fazia e ainda faço. Altura em que veio uma "iluminada" que quis mudar tudo e acabar com o desenvolvimento de competências para se preocupar com os números, esquecendo os alunos. Tomou medidas que me fizeram ficar revoltado. Responsabilizou-nos pelo insucesso dos alunos e pelo abandono escolar. Disse que éramos pouco assíduos, quando a última vez em que eu faltei a uma aula foi há seis anos, pelo nascimento da minha filha mais nova, porque me disseram que tinha direito a cinco dias. Fiquei triste. Depois impediram-me de ser coordenador de departamento, porque não podia concorrer a titular por não ser "sénior" como a ministra chama aos titulares e que considera sinónimo de excelência! Fiquei revoltado e desmotivado! Olho para os meus alunos e interrogo-me sobre qual será o melhor curso que devem tirar para conseguirem uma saída profissional. Se os alunos percebessem a revolta e a mágoa com que eu dava aulas, o que teriam pensado! Eu escondia dos alunos, mas comentava com os colegas…

Até ao dia 8 de Março! Altura em que fiquei novamente com a mesma motivação inicial! Voltei a acreditar! Não era só eu que me sentia indignado. Éramos mais de 100 mil! Por muito poder que tenha, uma pessoa nunca vencerá mais de 100 mil.

Agora acredito que a ministra se vai embora, nem que seja em 2009, porque ela repete constantemente que o seu compromisso é por 4 anos e já passaram 3… Só falta um! Deixem-me acreditar que depois virá alguém que perceba a realidade escolar, dialogue com os professores e mude… mude de política e valorize as aprendizagens, em detrimento dos resultados forjados e dos assaltos à dignidade dos professores. O pesadelo em breve acabará: nós ficaremos na escola, que tanto amamos, e a sr.ª ex-ministra da avaliação irá para a Caixa Geral de Depósitos ou para uma empresa pública com os seus colegas, espremer um pouco mais os contribuintes.

Obrigado, Senhora Ministra, por nos ter unido! Boa viagem!

3 comentários:

Marta Rocha disse...

Encontrei este blog por mero acaso e gostei. É sempre bom encontrar focos de descontentamento em Felgueiras e sobretudo pessoas com força de vontade. A Mudança não acontece, faz-se. Virei visitar mais vezes. :)

Jorge Almeida disse...

Obrigado pelo comentário! Precisamos de manter o espírito crítico numa época de unanimismos.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.