Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

domingo, 25 de março de 2007

Lei da Rolha



A ex-fugitiva e, agora, pretendente a ditadora Presidente da Câmara (de quem não me atrevo a dizer o nome com medo de ser processado por dizer a verdade) referiu que a Câmara vai processar todos aqueles que opinarem sobre Felgueiras.
Primeiro, nunca devia ser a Câmara a processar, pois o dinheiro dos contribuintes deveria ser para tapar os buracos e alargar os caminhos de cabras, aumentar a rede de distribuição de água e criar infra-estruturas e não para intimidar as pessoas. Em segundo, a Câmara, a processar alguém por lesar o “bom nome” de Felgueiras, teria de começar por aqueles que estando fugidos à justiça ou de férias prolongadas continuaram a receber os honorários e por aqueles que fizeram da Câmara “...uma máquina municipal desmotivada e com uma situação financeira completamente em falência; um sem número de obras e serviços por liquidar; a capacidade de endividamento esgotada; um conjunto de outras já adjudicadas sem negociações de terrenos ou qualquer comparticipação financeira ou receita afectada (...) o saneamento cuja cobertura é ainda absolutamente deficitária”, segundo palavras da própria Presidente da Câmara.
Quem opina sobre Felgueiras quer limpar o nome de uma terra de gente trabalhadora e não de fugitivos, como agora é conhecida. Só faltava o Padre Frederico, outro fugitivo, vir para Felgueiras concorrer a Presidente da Assembleia Municipal!
A Presidente que tantos discursos fez durante as comemorações do 25 de Abril com o seu cravo na lapela, agora retrocede aos tempos da outra senhora para roubar a liberdade de expressão daqueles que têm espírito crítico.
É evidente que, se não subornarem os juízes, os processos serão todos arquivados, porque, em Portugal, ainda há liberdade de opinião! Tal como alguém disse: “A mim ninguém me cala!”

Nenhum comentário: