Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

sábado, 3 de março de 2007

Pior cego é o que não quer ver...

Já passaram mais de seis meses desde que a senhora Presidente da Câmara de Felgueiras tomou posse e ainda não houve qualquer decisão ou obra que contribuísse para o desenvolvimento do concelho. Só vimos banquetes, excursões, revistas de propaganda e de autopromoção, discursos em festas e romarias, pois ela sabe muito bem como conquistar o coração de grande parte dos felgueirenses e tem muito jeito para excursionista e publicitária, mas em termos de acção não houve nada.
Um exemplo da incompetência da senhora presidente de câmara na execução de obras é a falta de vergonha de insistir em não alargar os pouco mais de cem metros do “caminho de cabras”, a dois quilómetros do centro da cidade, que liga a rotunda da Trofa ao lugar do Outeiro na freguesia de Pombeiro, por onde circulam centenas de automóveis diariamente entre crianças que se deslocam para a escola básica. Quem já por lá passou sabe perfeitamente que os espelhos das viaturas passam a escassos centímetros entre as cabeças das crianças e a borda constantemente a cair, mas, como nesse lugar só há fábricas e habitações, não havendo aeroportos, restaurantes nem romarias para banquetes e discursos, a presidente sabe que nunca precisará de por lá passar. Já para não falar dos buracos que se abrem sempre que chove, uma vez que o camião do piquete de reparação de estradas não consegue por lá passar. Se não consegue alargar esse “caminho de cabras”, pelo menos alguém na câmara tenha o bom senso de abrir uma ligação de cerca de duzentos metros entre o lugar do Outeiro e a estrada que sobe até Santa Quitéria, desviando assim o trânsito daquele “caminho de cabras”.
Ainda em Pombeiro, a senhora Presidente discursou durante a festa do S. Brás, antes do arraial, como se fosse uma cantora convidada para abrir o concerto de algum grupo famoso, anunciando, entusiasmada com tanta gente a assistir, que brevemente se iniciariam as obras de pavimentação do largo em frente ao Mosteiro. Tenho a certeza de que, no próximo ano, poderá fazer o mesmo discurso, pois a pavimentação continuará por efectuar.
Para obterem a licença de habitabilidade, os munícipes continuam a pagar a ligação ao ramal da água da câmara, mas, em muitos casos, essa ligação não é feita, porque o ramal passa a grande distância da sua habitação, tendo o contribuinte pago cerca de 300 euros por um serviço que, com este executivo, nunca será realizado e, se quiser ter água em casa, terá de mandar construir um poço ou um furo. Do saneamento nem vale a pena falar...
Também não vou referir a ligação da Rotunda da Trofa à via rápida, que estava prometida para 2004, porque dois anos de atraso para esta presidente “que tem palavra” não é muito.
Para concluir, resta-me desejar que todos continuem a encher a barriga e a passear para esquecerem o atraso de Felgueiras.

Nenhum comentário: