Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

quinta-feira, 22 de março de 2007

Passou-se numa Escola de Felgueiras

Depois da avaliação intercalar do segundo período, em Fevereiro, a Directora de Turma convocou, mais uma vez, a Encarregada de Educação de uma aluna que estava a ser sujeita a Plano de Recuperação por se encontrar em risco de retenção.
A Encarregada de Educação assustada por ter recebido mais uma carta registada da escola, passou pela Escola, quando lhe apeteceu e não na data da reunião para que tinha sido convocada. A Senhora chegou à escola e a Auxiliar da acção Educativa que estava na portaria perguntou-lhe qual era a turma da filha ou o nome da Directora de Turma. A Senhora disse que só sabia que a filha andava no oitavo ano. A dedicada funcionária perguntou-lhe o nome da filha e ela respondeu-lhe: "Sara". A funcionária foi aos livros de ponto do oitavo ano e não era nenhuma das "Saras" que apareciam nas listas. Depois da Encarregada de Educação ter conseguido a difícil tarefa de dizer o nome completo da filha, a paciente funcionária procurou também em todas as turmas do sétimo ano. Não conseguiu encontrar o nome da jovem!
"Será que a aluna frequentava mesmo aquela escola?" - interrogava-se a funcionária.
Começou então a procurar também nas listas das turmas do nono ano, até que, finalmente, apareceu o nome da dita aluna que frequentava o nono ano! A Encarregada de Educação ficou tão contente por descobrir que a sua filha frequentava o nono ano, que já não se preocupou que a sua filha estivesse em risco de retenção!

São Encarregados de Educação atentos como esta mãe, que a Ministra deu a excelente oportunidade de avaliar os docentes da sua filha e que explicam como se elege uma foragida Presidente de Câmara.

Nenhum comentário: