Espírito crítico

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
(Pierre Beaumarchais)

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)

"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
(Ayaan Hirsi Ali)


"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

domingo, 25 de março de 2007

Reconhecer os Erros

Foi com agrado que li a entrevista à Srª. Presidente da Câmara de Felgueiras, publicada no Semanário de Felgueiras. Descobri, finalmente, que há mais quem tenha espírito crítico neste concelho.
Eu reconheço que nunca tinha ido tão longe nas minhas críticas à gestão da câmara, como foi a Srª Presidente ao referir-se ao executivo que lidera há quase uma década que passo a citar para que não digam que interpretei mal as suas palavras: “...uma máquina municipal desmotivada e com uma situação financeira completamente em falência; um sem número de obras e serviços por liquidar; a capacidade de endividamento esgotada; um conjunto de outras já adjudicadas sem negociações de terrenos ou qualquer comparticipação financeira ou receita afectada (...) o saneamento cuja cobertura é ainda absolutamente deficitária”.
Fez um diagnóstico quase perfeito da sua incompetência, esquecendo-se, no entanto, dos “caminhos de cabras” que ainda mantém teimosamente, da falta de lares de dia para idosos, da inexistência de parques infantis municipais e de nomear quem lidera os destinos da autarquia há quase uma década.
Ficou-lhe bem reconhecer os seus erros, mostra que tem espírito crítico, mas, infelizmente, não vejo capacidade para alterar o rumo dos acontecimentos. Oxalá me engane e obrigado por concordar comigo, Srª. Presidente!

Nenhum comentário: